• ES
  • /

  • PT
  • ES
  • /

  • PT
  • Happy Together, 1997

    Wong Kar-Wai

    Hong Kong (China)

    Por que a escolha?

    Originalmente concebido como uma adaptação do romance policial do escritor argentino Manuel Puig, The Buenos Aires Affair, o filme Felizes Juntos é um retrato poético de um relacionamento tóxico e da profunda solidão que sentem aqueles que o estão vivendo. O filme faz parte da exploração sensível e complexa do amor que realiza Wong Kar-Wai e é sua primeira incursão no amor homossexual.

    É 1997 e Hong Kong, que era uma colônia do Império Britânico, agora faz parte da República Popular da China. Esse momento crítico da história da região mergulhou seus habitantes em uma grande incerteza, com receio de um conflito civil e a consequente diáspora da população. Este contexto –apesar de não explícito– funciona como um pano de fundo que proporciona algumas chaves de leitura para entender o despojamento e a angústia dos personagens.

    Lai Yiu-Fai e Ho Po-Wing vivem um relacionamento amoroso tumultuado e cheio de conflitos. Por acaso ou por cansaço resolvem viajar para a Argentina, em uma fuga da zona de conforto para o pólo oposto do lugar de origem. A intenção é chegar nas Cataratas do Iguaçu, mas antes disso o relacionamento começa a se deteriorar novamente. Violência física e psicológica, combinadas com a manipulação emocional e o ciúme, definem esse vínculo que é explorado com a delicadeza e a poesia visual que caracterizam o cinema de Wong Kar-Wai.

    Além do amor e do desgosto, Felizes Juntos explora a sensação de ser estrangeiro, a solidão, o contraste cultural, a alienação e o confinamento que podem ser vividos em um relacionamento. Fala também sobre a sensação de libertação após uma separação e sobre voltar para casa.

    Assistir ao filme

    Ficha técnica

    ×

    Busca

    Disciplinas

    Categorias