• ES
  • /

  • PT
  • ES
  • /

  • PT
  • Persépolis, 2007

    Vincent Paronnaud & Marjane Satrapi

    França / Irã

    Por que a escolha?

    Persépolis, filme animado em preto e branco baseado no romance gráfico autobiográfico homônimo de Marjane Satrapi, acompanha a autora em uma viagem através de sua infância, adolescência e vida adulta entre o Irã e a Europa.

    Em 1978, pouco antes da revolução iraniana, Marjane e a família compartilham ideais seculares e progressistas que são profundamente afetados pela prisão de parentes, pela violência e pela perseguição política contra todos os membros da sociedade que se manifestam contra o regime do Xá. E a partir de 1979, a ilusão de liberdade que acompanhou o processo revolucionário foi rapidamente diluída pela implantação do rígido regime teocrático e pela posterior invasão do Iraque, que levou ao início da guerra entre os dois países. É nesse contexto que Marji inicia sua transição da infância para a adolescência. A retórica religiosa que enaltece as vítimas da revolução glorifica o novo regime e obriga as mulheres a usar o hijab.

    Nesse contexto, a personalidade fervilhante e contestatária de Marjane representava um risco para sua integridade, por isso a família decide mandá-la para uma escola francesa em Viena. No novo ambiente, Marji se depara com uma miríade de contradições, difíceis de assimilar. Por um lado, ela tem a chance de viver em total liberdade, com acesso ao consumo e à cultura ocidentais, porém a culpa e a incompreensão inundam sua experiência de profunda tristeza e alienação. Em sua busca incessante de identidade, ela sente que não encaixa totalmente entre seus pares e esconde suas raízes com medo das críticas e dos preconceitos. A volta ao Irã não facilita sua vida. O peso da migração faz dela uma estrangeira em sua própria terra e as fortes normas repressivas mais uma vez restringem sua busca pela liberdade.

    Por meio de uma animação cheia de contrastes que entrelaça o mundo onírico com a realidade e as lembranças, Persépolis conta a vida de uma mulher em um Irã pré e pós-revolucionário, e é também o retrato acabado do contraste intransponível entre o Oriente e o Ocidente.

    Assistir ao filme

    Ficha técnica

    ×

    Busca

    Disciplinas

    Categorias