
Tanja Ramm Under a Bell Jar, 1930
Lee Miller
Estados Unidos
Por que a escolha?
Lee Miller (1907-1977), outro nome na lista cada vez mais significativa de mulheres excluídas do cânone da arte universal, foi também uma das artistas mais combativas a se opor ao seu destino de mulher na primeira metade do século 20 e a se distanciar de seu status de "posse inanimada" de uma das estrelas desse cânone, Man Ray. Seu trabalho de experimentação com imagens em tempos de surrealismo fértil a levou a ser a cocriadora, se não a criadora, da técnica de solarização. Profundamente influenciada por Claude Cahun, ela irrompeu na fotografia com um olhar feminino aguçado: crítico e empático na mesma medida. Tanja Ramm Under a Bell Jar é um exemplo dessa influência e desse impulso. O uso da campânula de vidro nesta obra de Miller parece ir além do simples objeto surrealista e instala um olhar de censura sobre o destino feminino e seu próprio destino.
Destacam-se em seu trabalho prolífico as reportagens durante a Segunda Guerra Mundial. Miller foi correspondente da revista Vogue entre 1941 e 1945, sendo uma das pouquíssimas mulheres credenciadas para isso. Sua cobertura da guerra é uma contribuição essencial para a história da fotografia. Em particular, seu trabalho sobre o lado sombrio das celebrações da Liberação: o tratamento dado às profissionais do sexo e a funcionárias que tinham prestado serviços aos alemães durante a Ocupação e que foram presas e submetidas ao escárnio público. A observação desse evento por Lee Miller é um registro inescapável da infâmia. Assim como seu trabalho nos campos de concentração de Dachau e Buchenwald.
A empatia e a pertinácia do olhar de Lee Miller sobre essas e outras mulheres refletem uma luta mais pessoal: sua própria luta, que consistiu em ter tentado –com sucesso inquestionável– transcender o destino que seu sexo e sua grande beleza tinham marcado para ela. A luta que Miller travou para, segundo ela, tirar fotos e não ser ela mesma uma fotografia.
Ficha técnica

Interrogation of a French Woman, 1944
Foto: ©Lee Miller Archives

Fire Masks, 1941
Foto: ©Lee Miller Archives