• ES
  • /

  • PT
  • ES
  • /

  • PT
  • Untitled, 1989

    Barbara Kruger

    Estados Unidos

    Por que a escolha?

    Através do design gráfico, a artista conceitual Barbara Kruger (1945) atinge um público amplo com sua postura crítica contra as hierarquias de poder, o capital, o consumismo e a ideologia patriarcal. Além dos museus e galerias que expõem seu trabalho, Kruger ocupa o espaço público com pôsters que seguem o mesmo estilo da linguagem publicitária dos outdoors, mas com slogans que minam os conteúdos consumistas e misóginos que emanam da cultura vigente e são reproduzidos pela publicidade e pela mídia. Seu trabalho busca contrabalançar e questionar os estereótipos e os modos de representação atuais. Kruger se apropria de imagens pré-existentes para intervir nelas com textos categóricos em apoio à luta das mulheres.

    “Your body is a battle” (Seu corpo é um campo de batalha) é o slogan que acompanha a imagem de sua obra icônica Sem título criada para a passeata de 9 de abril de 1989, em Washington, em defesa do direito ao aborto e da igualdade de gênero. A fotografia que ela usa resume o estereótipo de beleza feminina vendido pela mídia: lábios voluptuosos e harmonia perfeita no rosto. Nessa imagem, na qual ela fez uma intervenção com letras brancas sobre vermelho –marca registrada de seu trabalho– ela divide verticalmente o rosto em duas partes iguais e imprime o texto com o qual levanta a questão sobre o corpo e os direitos reprodutivos das mulheres.

    “How come only the unborn have the right to life?” (Como é que só os nascituros têm direito à vida?), uma das frases poderosas da artista conceitual Barbara Kruger, coloca em evidência seu compromisso com o debate sobre o aborto e mostra o poder da palavra em uma obra que desafia efetivamente as estruturas de poder nas sociedades contemporâneas.

    Ficha técnica

    ×

    Busca

    Disciplinas

    Categorias