• ES
  • /

  • PT
  • ES
  • /

  • PT
  • The Children’s Hour, 1961

    William Wyler

    Estados Unidos

    Por que a escolha?

    Em 1934, a peça de Lillian Hellman, The Children's Hour, estreou na Broadway. O sucesso financeiro e de crítica levou à sua apresentação em outras cidades, mas a peça foi censurada e proibida em Boston, Chicago e Londres porque o tema que tratava, a homossexualidade, era proibido por lei na época. Em 1936, William Wyler decidiu fazer uma adaptação cinematográfica e a intitulou These Three. Devido à reação do público, mudou o roteiro centrando a trama em um triângulo amoroso heterossexual para que atendesse às exigências do “Código Hays”, sistema de censura aplicado aos filmes de Hollywood na época.

    Mais tarde, em 1961, Wyler fez uma segunda adaptação, mantendo o título e o tema da obra original. Shirley MacLaine e Audrey Hepburn interpretam Martha e Karen, duas amigas que administram um internato para meninas. Karen está em um relacionamento com Joe, um médico respeitado na cidade e que quer se casar. Martha se sente ameaçada por essa presença masculina e trata Joe com desdém e desprezo, dando pistas de seus sentimentos por Karen. Como consequência de um falso boato construído por uma das alunas problemáticas da escola, que as acusa de terem comportamentos "inadequados", a vida dessas mulheres toma um rumo inesperado: os pais das meninas decidem tirá-las da escola, as relações interpessoais delas são completamente afetadas e as duas acabam isoladas e excluídas da sociedade. Depois de sofrer as consequências devastadoras dessa mentira, Martha começa a duvidar de sua própria identidade. O escândalo desencadeia uma crise em ambas e uma confissão tortuosa, que ilustra que a mentira continha alguma verdade.

    Mesmo depois de ter contornado a censura e de ter conseguido abordar a temática sem alterações, Infâmia não poderia deixar de reproduzir o tipo de narrativa com que muitos filmes da época tratavam a dissidência sexual. O destino das personagens seria trágico e suas vidas seriam marcadas pelo estigma e pela marginalização. Vergonha, culpa, ocultação e, muitas vezes, suicídio seriam o único desfecho possível.

    Assistir ao filme

    Ficha técnica

    ×

    Busca

    Disciplinas

    Categorias