
Altered Image #2, 1994-1995
Deborah Kass
Estados Unidos
Por que a escolha?
Deborah Kass (1952), figura-chave da arte feminista da década de 1990, apropria-se do trabalho de alguns dos artistas mais representativos do século 20, como Jackson Pollock, Frank Stella e Andy Warhol, para desafiar a narrativa e o poder masculinos dominantes na história da arte e, dessa forma, reescrever a história, abrindo espaço para sua abordagem crítica de gênero e identidade.
Usando pintura, fotografia, gravura, escultura e instalação de iluminação neon, Kass revisita a história da arte e da cultura pop. Nessa revisão, Andy Warhol é central e a apropriação do estilo do trabalho do artista permitiu a ela entrar no cenário artístico e desafiar os sistemas de poder. O Projeto Warhol é uma das produções artísticas mais extensas e representativas de Kass. Ela substitui as celebridades da cultura popular representadas por Warhol por figuras pertencentes a grupos populacionais excluídos, como mulheres artistas, judias ou lésbicas. Cindy Sherman e Elizabeth Murray farão parte desse novo cânone, assim como Barbra Streisand e a própria Kass. Em The Deb Suite, sua série de autorretratos, Kass usa sua própria imagem para se apropriar da icônica serigrafia de Liz Taylor feita por Warhol. The Jewish Jackie Series é a apropriação da tela de Jackie Kennedy, na qual Barbra Streisand ocupa esse lugar.
Em Altered Image #2, outro autorretrato, Kass se apresenta como Warhol fantasiado de Marlene Dietrich, como ele aparece na famosa fotografia Andy Warhol in Drag, de Christopher Makos. Com a fusão de identidades que consegue nessa imagem em que ela, uma mulher lésbica, se fantasia de Warhol, um homem gay, que se fantasia de mulher, e Marlene Dietrich, que se fantasia de homem, Kass anula as diferenças das identidades fixas e questiona a divisão de gêneros.
Ficha técnica

The Deb Suite, 2012
