
Rhythm 0, 1974
Marina Abramović
Sérvia
Por que a escolha?
Porque em Ritmo 0 Marina Abramović (1946) decidiu colocar seu corpo em um experimento destinado a mostrar até onde o ser humano é capaz de ir quando pode causar dor e objetificar o outro.
A performance durou seis horas. Uma placa indicava que o público poderia fazer com ela o que quisesse, e ela colocou uma série de objetos sobre uma mesa para que as pessoas pudessem usá-los. No início, as pessoas se aproximavam e, com uma pena ou uma flor, acariciavam o corpo da artista; também a beijaram e jogaram água. Mais tarde, outros a acorrentaram e desenharam na sua pele. O clima ficou tenso quando alguém usou uma tesoura para rasgar sua roupa e deixá-la nua, e quando outro a feriu com uma faca. A performance atingiu seu nível máximo de violência quando uma pessoa apontou uma arma para o rosto de Abramović. Quando a performance acabou e ela começou a se mexer e a devolver o olhar, as pessoas fugiram.
A obra revelou não apenas os limites que as pessoas comuns estão dispostas a ultrapassar e a crueldade que podem exibir, mas, sobretudo, a facilidade com que o outro é desumanizado.
Ficha técnica


